Não há sombra de duvidas, que quando Deus estava criando o mundo, principalmente o homem o principal plano que passava pela mente de Deus era o crescimento. Vemos que uma das bençãos dadas ao homem foi a ordem para ser fecundo (Gn 1.28), também quando Deus iniciou o seu plano de salvação através do chamamento de Abraão, uma de suas promessas foi o crescimento (Gn 12.1-3).Isso ao longo da historia se cumpre literalmente, o chamamento foi com um, logo eram setenta indo para o Egito (Gn 46.27), anos mais tarde já eram incontáveis só os homens aptos a saírem a guerra foi de seiscentos mil (Ex 12.37).Não há duvidas os planos de Deus é sempre visando o crescimento.
Jesus como um bom filho que sempre esta atento ao que pai ensina, sempre pensava em crescimento. Varias vezes o seu ensino deixava esta idéia bem clara, quando Jesus se referia ao Reino de Deus, as metáforas por ele usada sempre falavam em crescimento (Mt 13.23;31-32;33;Mc 4.26-29), a vida do cristianismo foi assim primeiro um, depois doze (Mc 3.13-19), logo era setenta( Lc 10.1-12), depois cento e vinte(At 1.15), logo mais quinhentos (1Co 15.6), mais tarde três mil (At 2.41), mais tarde cinco mil (At 4.4), mais tarde o mundo todo havia sido alcançado pela mensagem do Evangelho (Cl 1.23).Não há duvidas que fomos criados pra crescer.
Paulo durante sua vida em suas cartas deixava esta idéia bem latente, (Ef 4.15-16), escrevendo aos irmãos de Éfeso, ele os encoraja a crescer, para ser a cada dia mais madura e parecida com seu cabeça Cristo. Também ao escrever aos irmãos de Colossos Paulo enaltece o fato deles estarem crescendo.Pois bem, não há outra opção para a nossa vida quando decidimos seguir o Senhor Jesus, Temos que crescer !Mas a grande questão é como crescer na nossa vida de forma saudável, sem que este “aparente crescimento”, não se torne um inchaço, pois logo volta como era antes. A chave para o nosso crescimento esta na benção do relacionamento que Deus nos deu com os nossos irmãos, para crescer não precisamos de terapias, aulas de como fazer amizades, como falar em publico, mas precisamos é de relacionamentos com pessoas que conhecem a Cristo.
Em primeiro lugar precisamos fazer do Reino de Deus nossa prioridade em todas as áreas de nossa vida.Quando temos objetivos bem definidos em nossa vida trabalhamos para alcançá-lo, o serviço a Deus requer prioridade, e todo o crescimento saudável vem de Deus que a todos dá livremente, mas para isso o Reino deve ser nossa prioridade(Mt 6.33).
Em segundo lugar, é preciso fazer do Reino de Deus nosso estilo de vida.No primeiro século, os irmãos tinham estes princípios em suas vidas, eles viviam tendo tudo em comum(At 2.44), ou seja sua vida era o serviço a Jesus e a igreja, por isso eles cresciam muito.Muitas pessoas mesmo tendo anos na fé em Cristo não cresceram, mas você pode conversar com elas e você verá que na sua agenda consta a participação aos cultos dominicais, bem como as reuniões de oração às quartas feiras.Tudo bem esta na sua agenda, mas não está em sua vida.Para crescer é preciso ter este estilo de vida.
Em terceiro lugar é necessário querer crescer. Tudo que é obrigado não nos dá prazer, igualmente o crescimento só será real se o desejarmos ardentemente, Deus quer que o nosso crescimento seja completo, muitos apenas querem crescer espiritualmente, (o que de fato é um ótimo anseio) mas Deus quer que nos tronemos como Jesus pessoas completas, ou seja, pessoas crescidas intelectualmente, fisicamente, socialmente, emocionalmente, e é claro espiritualmente. Jesus disse que “todo aquele que for bem preparado será como seu mestre” (Lc 6.40) Não existe mágica, ou um programa que faça você crescer, o que existe é uma disposição, e esta disposição o levará ao crescimento.
Estas idéias bastam para começar a pensar na nossa responsabilidade, de crescer, porque quando desejamos o crescimento, fazemos dele nosso estilo de vida e também nossa prioridade, não só nós mesmos crescemos mas, também o Reino de Deus cresce.Qual é o seu plano de crescimento para 2010??? Se não tem nenhum você pode começar com estas três idéias, tenho certeza que Deus o abençoara ricamente com um crescimento que você não esperava, pois esta é a vontade de Deus para o seu povo.
MARCELO GONÇALVES
segunda-feira, 22 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário